+351 239 168 705 contacto@tula-labs.com

Os fabricantes industriais estão a juntar-se aos seus homólogos das áreas da saúde e financeira ao renovar instalações para se adaptarem às necessidades do mundo digital de hoje. A transformação digital não significa apenas implementar software corporativo para fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato.

Refere-se a uma transformação dos negócios com tecnologia, e as empresas de produção estão a usar a tecnologia para passar da produção em massa para a produção customizada – e tal está a acontecer a um ritmo elevado.

Estamos a meio da quarta revolução industrial (ou Indústria 4.0), e no centro da transformação industrial está a Internet das Coisas (IoT). A IoT não está apenas a transformar a forma como os fabricantes criam produtos, mas também a melhorar a eficiência dos ativos, a qualidade da produção e a produtividade da fábrica.

Desafios da produção moderna

Atualmente, os fabricantes enfrentam uma pressão crescente para acompanhar a concorrência e as mudanças das necessidades dos clientes no que respeita a produtos personalizados, entrega rápida e níveis de apoio.

Independentemente do setor industrial, os gestores de produção estão sob pressão contínua para melhorar as margens e a qualidade, aumentar a eficiência e melhorar a flexibilidade – tudo isso enquanto asseguram operações sustentáveis e garantem a saúde e segurança dos trabalhadores.

Conectividade

Durante as últimas décadas, a maioria das indústrias desenvolveu e implementou Tecnologias de Operação (OT) e Tecnologias de Informação (TI) como dois domínios diferentes, mantendo secções de tecnologia, protocolos, padrões, modelos de governança e unidades organizacionais separados.

Enquanto os sistemas de TI foram projetados para conectar aplicações e partilhar dados, os sistemas OT foram projetados como entidades autónomas e originalmente não foram concebidos para serem conectados.

Ter ambientes segregados de OT e TI é inerentemente ineficiente e caro, e pode impedir que as organizações de OT aproveitem as vantagens de novas tecnologias, como comunicações móveis ou serviços baseados na cloud.

Acessibilidade

Grandes quantidades de dados são geradas por máquinas, operadores e sistemas de produção. No entanto, esses dados são isolados e é um desafio colocar todos os dados num só lugar para obter visibilidade ponta a ponta (e2e  – end to end) dos processos.

Visto que a informação é a base de todas as decisões, a acessibilidade aos dados é um dos pré-requisitos mais importantes para aumentar a eficiência em toda a fábrica.

Produtividade

Independentemente da organização, aumentar a produtividade é essencial para aumentar os resultados e manter a competitividade. A produtividade na fábrica depende de uma combinação de trabalhadores, máquinas e processos eficientes.

Dados ausentes e falta de visibilidade em tempo real dos processos afetam a capacidade de tomar decisões robustas e tornam a otimização do processo quase impossível.

Somente após a otimização bem sucedida do processo a produção se pode tornar mais eficiente, capacitando pessoas e recursos para serem mais produtivos.

Identifique e determine os seus objetivos de fábrica inteligente

A decisão sobre como iniciar ou expandir uma iniciativa de produção inteligente deve estar alinhada com as necessidades específicas da organização.

Os motivos pelos quais as empresas iniciam ou expandem um projeto de produção inteligente são variados e não podem ser facilmente generalizados No entanto, geralmente abrange categorias amplas como:

  • Visibilidade melhorada em operações de produção – melhor eficiência de ativos;
  • Redução do desperdício;
  • Melhoria da qualidade;
  • Economia de custos.

Melhore a qualidade, reduza o tempo de inatividade e preveja as necessidades

Os dados históricos combinados com o fluxo contínuo de dados em tempo real ajudam a criar uma base para a análise preditiva.

Com a ajuda de perceções acionáveis da análise de dados, os fabricantes podem ajustar, melhorar a qualidade, evitar paralisações não planeadas e antecipar necessidades futuras.

Aumente a eficiência da fábrica e economize custos

Ao contrário das fábricas tradicionais com dados isolados, a fábrica conectada permite a otimização do processo em toda ela, desde a logística de entrada e produção até as remessas de saída.

Processos otimizados traduzem-se em economia operacional através da redução de desperdício, tempo de inatividade e custos de mão de obra.

Tal como a Revolução Industrial impactou a produção, a transformação digital agora é responsável por mudar o setor. Acesse aqui para saber mais!